terça-feira, 25 de outubro de 2016

Lista de exercícios extra - Vertebrados

LISTA DE EXERCÍCIOS –REINO ANIMALIA (VERTEBRADOS)



1. (UFU- MG) A figura abaixo representa uma hipótese simplificada sobre as prováveis relações evolutivas entre os cordados. Cada quadrado entre os ramos representa, respectivamente, o surgimento de característica evolutiva compartilhada por todos os grupos dos ramos acima dele.

O número no interior de cada quadrado representa, respectivamente,
A) notocorda, vértebras, nadadeiras pares, pernas e pulmão.
B) notocorda, crânio, mandíbulas, pernas e âmnio.
C) crânio, vértebras, mandíbulas, pernas e âmnio.
D) vértebras, crânio, nadadeiras pares, pulmão e âmnio.

2. (FATEC) Considere as seguintes características: I. O embrião desenvolve-se no interior de um ovo com casca calcária.
II. As trocas gasosas ocorrem no ambiente aéreo, por meio de pulmões.
III. O coração é formado por dois átrios e dois ventrículos.
IV. O principal resíduo da excreção nitrogenada é o ácido úrico. Um pombo e um gato compartilham SOMENTE as características indicadas em
a) I e II.       b) I e III.      c) II e III.   d) II e IV.     e) III e IV.

3. (PUC) Qual dos mamíferos relacionados abaixo se diferencia dos demais pelo fato de apresentar todo o seu desenvolvimento embrionário não ligado ao organismo materno?
a) Canguru.        b) Morcego.     c) Ornitorrinco.
d) Golfinho.        e) Peixe-boi

4. (UECE) Examinando-se os animais enumerados nas opções abaixo, podemos afirmar corretamente que aquele que excreta amônia é o (a):
a) Tubarão (peixe cartilaginoso) b) Cavala ( peixe ósseo)
c) Jacaré ( réptil)                         d) Paturi (ave).

5. (Unicamp) Em abril de 2003, freqüentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a pauladas um tubarão mangona. As espécies animais causam medo, repulsa ou estão associadas a superstições são inapelavelmente sentenciadas à morte. Cobras, aranhas, morcegos, escorpiões, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambás e, claro, tubarões, morrem às dezenas, porque falta à população um nível mínimo de conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia alimentar e nos ecossistemas. (Adaptado de Liana John, Sentenciados à morte por puro preconceito. www.estadao.com.br/ciência/ecos/mai/2003).
a) As arraias pertencem ao mesmo grupo taxonômico dos tubarões. Que grupo é esse? Dê uma característica que permite agrupar esses animais.
b) Sapos e lagartos pertencem a classes distintas de vertebrados. Dê uma característica que permite diferenciar as duas classes.
c) Aranhas e escorpiões têm em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e em que região do corpo do animal essas estruturas se localizam.

6. (UFSCar) As temperaturas corporais de um felino e de uma serpente foram registradas em diferentes condições de temperatura ambiental. Os resultados estão apresentados na tabela:

Com base nesses resultados, pode-se considerar que a) a serpente é ectotérmica, pois sua temperatura corporal é variável e independe da temperatura ambiente.
b) o felino é ectotérmico, pois a variação da temperatura ambiente não interfere na sua temperatura corporal.
c) a serpente e o felino podem ser considerados ectotérmicos, pois na temperatura ambiente de 10°C apresentam as menores temperaturas corporais.
d) o felino é endotérmico, pois sua temperatura corporal é pouco variável e independe da temperatura ambiente.
e) a serpente é endotérmica, pois a variação de sua temperatura corporal acompanha a variação da temperatura ambiente.

7. (UEL) O esquema a seguir representa as fases de desenvolvimento de um anfíbio anuro.

Sobre esse processo, analise as seguintes afirmativas:
I. Na fase larval, a respiração é cutânea e na fase adulta, é branquial.
]II. Na fase larval, a principal excreta nitrogenada é amônia e na adulta, é uréia.
III. Os ovos possuem casca impermeável para evitar a dessecação.
IV. Na cadeia alimentar, o girino geralmente é considerado consumidor primário e o adulto é consumidor secundário. Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas corretas.
a) I e II.         b) II e III.        c) II e IV.   
d) III e IV.     e) I, III e IV

8. (UFSCar) Considere o modo de reprodução de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Pode-se dizer que na maioria das espécies de cada uma dessas classes de vertebrados encontramos, respectivamente,
a) oviparidade, larvas aquáticas, larvas terrestres, viviparidade e viviparidade.
b) oviparidade, ovos sem casca, fecundação interna, oviparidade e útero.
c) oviparidade, larvas aquáticas, fecundação externa, oviparidade e mamas.
d) larvas aquáticas, fecundação externa, oviparidade, cuidado parental e oviparidade.
e) larvas aquáticas, fecundação interna, oviparidade, cuidado parental e viviparidade.


9. Cite as adaptações das aves ao voo.

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