quarta-feira, 31 de agosto de 2011

Ética e testes genéticos

O caso de Nathaniel Wu

Nathaniel Wu, na época com 30 anos, trabalhava em um dos melhores laboratórios de pesquisa do mundo e tinha uma excelente reputação como pesquisador criativo e trabalhador dedicado. Seis meses após o nascimento de seu filho, Nathaniel e sua esposa decidiram que era o momento de procurar um emprego mais seguro financeiramente. Assim, foi com grande interesse que ele leu em uma revista científica uma boa oferta de emprego na Internacional Pharmaceutical Corporation (IPC). Candidatou-se imediatamente e foi selecionado pela companhia para se submeter a uma entrevista de seleção.
A Dra Peters, chefe do comitê de pesquisa, ouviu com atenção quando Nathaniel apresentou suas últimas descobertas ficaram impressionados com seu conhecimento, habilidade como pesquisador e seu potencial para contribuir com a equipe de pesquisa. Ele prometia ser o candidato com perspectiva de ter uma longa e produtiva carreira na IPC, e era o tipo de pessoa que a equipe estava procurando.
Como Nathaniel era um cientista bem qualificado, havia uma expectativa de que seu conhecimento e dedicação á pesquisa resultassem na descoberta de novos medicamentos e tratamentos, principais objetivos desse projeto especial de pesquisa. Tais descobertas poderiam melhorar a qualidade de vida de muitas pessoas e aumentar drasticamente os lucros da IPC.
Havia, porém, uma pequena informação adicional que a Da Peters necessitava antes de indicar Nathaniel. Ele teve de se submeter a exames e sangue para determinar seu perfil genético, como todos os outros candidatos. O exame revelou que Nathaniel era portador do alelo para a Doença de Huntington. Quando perguntado sobre isso, Nathaniel revelou não saber nada a respeito de sua história familiar porque havia sido adotado muito jovem. Ainda assim Nathaniel desejava o emprego.
Para se ter uma idéia mais clara do impacto dessa nova informação, a Dra Peters requisitou informações ao médico do IPC. As informações foram as seguintes:
A Doença de Huntington (DH)é uma doença genética, com herança autossômica dominante, cuja incidência é de 1 em cada 20 mil pessoas. Pessoas portadoras do alelo DH irão, em certa época da vida, em geral entre 35 e 45 anos, desenvolver os sintomas da doença. A enfermidade caracteriza-se pela degeneração progressiva de células do sistema nervoso central. O paciente começa a ter movimentos involuntários, com contorções dos braços e pernas e espasmos faciais. Alterações da personalidade, até risadas impróprias, crises de choro, episódios de fúria, perda de memória e comportamento bizarro, podem preceder ou suceder os distúrbios de movimento; o quadro clínico é variável. A enfermidade é fatal, com a morte ocorrendo entre 50 e 60 anos. O paciente geralmente entra em estado quase vegetativo nos últimos anos de vida.
Apesar de não ser possível prever a idade precisa de início dos sintomas, o fato de Nathaniel ter atingido os 30 anos sem ter apresentado nenhum sintoma identificável significa que ele tem aproximadamente 60% de chance de que os sintomas se iniciem por volta dos 40 anos. Logo após o início dos sintomas, uma pessoa com DH torna-se geralmente incapaz de realizar de modo seguro os afazeres de um laboratório. O tratamento de um paciente com DH pode ser extremante caro. Mesmo sem testar, a esposa de Nathaniel pode prever que seu filho tem 50% de chance de ser portador do alelo para DH.
A Dra Peters passou a enfrentar um dilema de consciência. Deveria recomendar ou não a contratação de Nathaniel Wu pela IPC?

(O caso de Nathaniel Wu é uma situação hipotética de como informações geradas pelo Projeto Genoma Humano poderiam ser utilizadas para discriminar pessoas. Este texto faz parte do livro Mapping and Sequencing the Human Genome: Science, Ethics and Public Policy, 1992.)

E A SUA OPINIÃO SOBRE ESTE CASO? ENVIE SEU COMENTÁRIO CONTENDO OS ARGUMENTOS FAVORÁVEIS OU NÃO SOBRE A CONTRATAÇÃO DE NATHANIEL. NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR SUE NOME, N° E SÉRIE.

43 comentários:

  1. Eu o recomendaria, pois ele ainda tem 30 anos e poderia ajudar a descobrir a cura de muitas doenças, inclusive a DH.
    Celso, nº6, 2°E

    ResponderExcluir
  2. Hoje em dia existem varias soluções para varios tipos de doenças relacionadas ao sistema nervoso, tais como micro chips implantadas no cérebro, mais usada para parar os movimentos involuntarios causado pela doença "Mal De Parkinson", sera possivel eles realizarem esse tratamento temporario em Nathaniel para que pudesse aumentar o tempo de trabalho dele no laboratorio, pois compensaria pra ele e para a empresa e quem sabe ele não encontraria a cura para essa doença.
    Marcos Rogério Franci ferreira Leão Filho, 2ºC Nº 24

    ResponderExcluir
  3. Muito bom

    wellington Almeida n°37 2°B

    ResponderExcluir
  4. essa doença e um problema ainda maior que a contratação ou não dele seria melhor ele trabalhar la sim mais por um tempo determinado de até 5 anos é oque eu penso sobre esse assunto e muito complicado não só para ele mais para sua família.

    Wellington Stefan N°39 2°B

    ResponderExcluir
  5. acho que ele deveria sim fazer o tratamento , pois como diz no texto a morte ocorre entre os 50 e 60 anos , ele ainda poderia viver 20 anos , ele fazendo o tratamento e trabalhando lá dentro poderia ajudar na descoberta da cura dessa doeça e o filho dele não correria o risco de ter essa doeça támbem

    Leticia De oliveira n°23 2°C

    ResponderExcluir
  6. ele devia ser contratado, para ajudar a descobrir a cura do tratamento do DH e ate ele pode ajudar a descobrir a cura de uotras doenças ,assim podendo ate ajudar o filho dele a não contrair essa doença

    Pâmela Marcelo Marques n°29 2°C

    ResponderExcluir
  7. Bem pelo que eu entendi a Doença de Huntington (DH)é uma doença genética, com herança autossômica dominante, cuja incidência é de 1 em cada 20 mil pessoas.Isso quer dizer que é uma doença rara,porém seus filhos tem a probabilidade de 50% de adquirirem essa doença genética.Como ele tem 30 anos e ainda não desenvolveu os sintomas da doença é um tanto quanto arriscado contratá-lo.Porém aliás dele ser um bom funcionário pelo que diz acima ele também necessita do sustento familiar,e ele será útil mesmo que seja por 5,6 anos por ai.Assim ele poderia investir no tratamento sem um emprego ele não terá verba para pagar o tratamento que pelo visto é caro mesmo!

    ResponderExcluir
  8. Bem pelo que eu entendi a Doença de Huntington (DH)é uma doença genética, com herança autossômica dominante, cuja incidência é de 1 em cada 20 mil pessoas.Isso quer dizer que é uma doença rara,porém seus filhos tem a probabilidade de 50% de adquirirem essa doença genética.Como ele tem 30 anos e ainda não desenvolveu os sintomas da doença é um tanto quanto arriscado contratá-lo.Porém aliás dele ser um bom funcionário pelo que diz acima ele também necessita do sustento familiar,e ele será útil mesmo que seja por 5,6 anos por ai.Assim ele poderia investir no tratamento sem um emprego ele não terá verba para pagar o tratamento que pelo visto é caro mesmo!

    Carla Neandra Nascimento Leal N°11 2°B

    professora escrevi de novo pq esqueci de por o numero nome e série

    ResponderExcluir
  9. james SiDneY n°20 2°B
    são muitas perguntas em uma.

    Vou dar minha opinião bem superficial rs

    Acho que uma empresa não tem o direito de obrigar uma pessoa a realizar exames quaisquer que sejam eles. Exceto exames básicos necessários para se saber como vai a saúde do trabalhador num todo (por exemplo hemograma e radiografia).

    E quanto a discriminação creio que serviria sim , como uma forma de discriminação quanto a um problema dessa nível pois o empregador não iria dar a tal vaga a um indivíduo cujas faculdades mentais e físicas estarão sabe-se lá quando ,abaladas e o quanto de informação poderia ser perdida.
    Comparo isso a morte de grandes pensadores seja na ciência ou em qq outra área. Quanto conhecimento é apagado, na maioria das vezes uma pequeníssima parte deste estará registrado em livros etc.

    ResponderExcluir
  10. Bom dia.

    Penso que é um grande dilema, e que muitos na situação de Dra. Peters não indicaria Nathaniel, já que como é citado no texto "Pessoas portadoras do alelo DH irão, em certa época da vida, em geral entre 35 e 45 anos, desenvolver os sintomas da doença [...]" ele, cedo ou tarde, apresentaria os sintomas da doença. Mas, se avaliarmos a situação de uma outra forma, qualquer outro funcionário poderia sofrer um acidente, ou outra coisa que o impossibilitasse de exercer suas funções no consultório. Penso que ela deveria apostar em seu potencial, informá-lo de seu problema genético para que ele possa tomar todas as precauções possíveis (se estas existem), e torcer para que seus sintomas demorem o máximo para se manifestarem. E, quem sabe, ele não pudesse, nesses anos que seria apto à trabalhar, desenvolver algum tipo de tratamento dos sintomas para precaver seu filho, que teria grandes chances de ter herdado o DH.

    Muito interessante a questão que gera em nós ao lermos o texto.

    Franciélle Dias de Oliveira, n.º 40 - 2ºA

    ResponderExcluir
  11. Ele deveria ser contratado pois é oque a empresa estava procurando naquele momento e traria muitos beneficios a empresa, quanto a doença, ele poderia pesquisar a cura juntamente com um grupo de cientistas, assim a empresa e o empregado sairiam ganhando e ele tem mais tempo para pesquisar pois a doença não começou nem dar os sintomas ainda, com esse tempo ele poderia encontrar a cura e previnir essa doença em seus filho

    Rafaela Alves Nº 32 2ºC

    ResponderExcluir
  12. sim, porque ele ainda teria 5 anos sem apresentar os sintomas da doença. E com isso ele poderia se tratar e cuidar de sua família e de seu filho que poderá apresentar essa doença quando crescer.


    Andre paulino n°:09 2°B

    ResponderExcluir
  13. ele teria 5 ou 10 anos sem apresentar nenhum sintoma da doença com isso ele poderá se tratar e cuidar de seu filho que teria 50% de chance pegar essa doença quando tiver com mais de 30 anos que a partir dai que a doença começa a apresentar os sintomas .

    Matheus moura n°25 serie 2°B

    ResponderExcluir
  14. Eu recomendaria a contratação, pois a pessoa não pode ser discriminada só por que ela tem uma doença genética; ele é novo e tem chance de fazer o tratamento e até conseguir a cura, e também ele é um cientista e pode fazer pesquisas e descobrir um novo tratamento e benificiar a empresa e outras pessoas que também tem essa doença, e assim pode prevenir que não desenvolva a doença em seu filho.


    Natali Vicente dos Santos nº 27 série:2ºC

    ResponderExcluir
  15. Sou a favor da contratação, mesmo dizendo o texto, que seus sintomas são desenvolvidos conforme o passar do tempo, normalmente entre 35 e 45 anos, com sua excelente reputação como pesquisador e com serviços prestados em um dos melhores laboratórios de pesquisas do mundo, acho que deveriam no mínimo, lhe dar um determinado tempo de experiência. Estando ele com 30 anos, poderia até mesmo, pesquisar sobre tratamento, ou até a cura do alelo DH, se existir, enquanto os sintomas não surgem. Beneficiando o laboratório de pesquisas, sendo um excelente e dedicado pesquisador, pois é o que estão precisando no momento, e procurando saber mais sobre esta e outras doenças, nas quais poderão desenvolver algum tipo tratamento, beneficiando a ele mesmo, e seu filho, pois ele teria 50% de chances de contrair a doença, e podendo ajudar também pessoas, que são portadoras de outras doenças. Sendo assim, acho que deveriam contratá-lo.

    Mayara de Medeiros Rodrigues da Fonseca N° 25 série: 2° C

    ResponderExcluir
  16. A empresa deveria contratar o Nathaniel, para descobrir mais sobre essa DH sendo uma doença genética poderiam descobrir uma cura ou uma proteção para o filho de nathaniel não nascer com a tal doença, pois o fato dele ter o gene Dominante e sua esposa o gene recessivo será uma chance muito grande do seu filho herdar a DH, além de tentar achar a cura, ou o tratamento, isso iria ajudar muitas pessoas portadoras do DH. Pois conforme o tempo passar a o portador da doença irá demonstrar os sintomas e isso irá imcapacita-lo de muitas coisas depois.

    Gustavo Rodrigues da Silva
    nº15
    2º E

    ResponderExcluir
  17. Acredito eu que se a IPC contrata-se Nathaniel Wu como o própio texto comenta ,ele poderia ajudar aumentar no lucro da IPC podendo ate descubrir uma cura ou realizando o tratamento que nao é muito barato.Ele precisava do emprego assim se no caso a chance de seu filho ter a doença (DH) Ele futuramente poderia pagar o tratamento.

    Paloma Novaes 29 2ºB ♥

    ResponderExcluir
  18. Ele deveria ser contratado pois ele ficaria muito tempo sem apresentar sintomas, são 5 anos ou mais e neste tempo ele poderia cuidar de sua familia e do seu filho que futuramente poderá apresentar sintomas desta doença
    Tainã Guedes 35 2ºB

    ResponderExcluir
  19. Sou a favor,pois, Nathaniel Wu e um bom pesquisador e com o tempo poderá acha a cura,com isso os tratamentos que vão ser usados a te a cura,ele tem uma boa recomendação.Assim ele poderá ajuda as outras pessoas com a mesma doença ou com outras,por ter prestado serviço ao um dos melhor laboratória de pesquisa do mundo,vai poder ajuda a si mesmo e futuramente seu filhos que tem 50% de chances dos filhos contrair a mesma doença.

    Priscila de oliveira n°31 2°C

    ResponderExcluir
  20. deveria contrata-lo sim, pois ele ainda tem pelo menos 10 anos para desenvolver a doença segundo as estatísticas.nesse devido tempo ele pode fazer varias descobertas importantes para a sociedade com sua grande capacidade e inteligencia.

    bruno valentim N°03 2°c

    ResponderExcluir
  21. Sou a favor da contratação de Nathaniel, pois neste caso eles devem pensar em viver o presente sem pensar no futuro e nas consequências que ele trará, onde no presente Nathaniel certamente trará muitos benefícios com sua contratação, podendo descobrir e ajudar as pessoas sobre o possíveis tratamentos ou até mesmo a cura dessa doença.


    Tamires, nº37 2ºC

    ResponderExcluir
  22. Tá bem interessante a discussão... mas me intriga o fato de não ter ninguém com pensamentos puramente capitalistas, que só pensam no prejuízo que a empresa pode ter quando o funcionário começar a apresentar os sintomas da DH e precisar se afastar das atividades...

    ResponderExcluir
  23. a favor da contrataçao pois, naquele meio tempo ele poderia tentar desenvolver a cura do DH e outras também.

    anderson, n°04 2°E

    ResponderExcluir
  24. eu sou a favor da contratação de Nathaniel,pois ele ainda tem somente 30 anos ,e os sintomas não apareceram ainda,então não se sabe se ele tem essa doença ou não ,ai quem sabe mais pra frente quando ele estiver trabalhando na empresa ele consegue achar a cura desta doença ,para ele e para outras pessoas que podem ter DH , e até mesmo para seu próprio filho .
    Mônica Nunes N°: 26 Série: 2°C

    ResponderExcluir
  25. Em minha opinião, Nathaniel deve ser sim indicado para a contratação, pois todos nós temos direito a ter oportunidades independentemente de raça, cor, religião e no caso dele, uma doença. Devem pensar nos benefícios que ele trará, afinal ele é um pesquisador muito qualificado e segundo o médico da IPC ele só apresentará os sintomas da doença daqui a dez anos; e neste intervalo de tempo muitas mudanças poderão acontecer.

    Kátia Cassiano, nº23 2ºD

    ResponderExcluir
  26. eu acho que nathaniel deveria ser indicado para a contratacção pois ele apenas tem 30 anos e a doença começa a aparaecer apos o 40 caso a doença comesar a prejudicar a carreira dele ai ele deveria passar por um tratamento pois ele é um grande cientista e merece uma change

    Felipe Camargo Turibio 2º C Nº 10

    ResponderExcluir
  27. Na minha opinião este cientista não deveria ser contratado pois ele é portador desta que afeta diretamente seu trabalho.Ele deveria tentar passar por um tratamento para minimizar seus efeitos para sim trabalhar mais normalmente caso contrario nathaniel não deve ser contratado pois ele é uma especie de ´´bomba relogio``

    william moreno de oliveira Nº 39 2º C

    ResponderExcluir
  28. Bom, se a empresa IPC tivesse estrutura qualificada para individuo e para seu tratamento, Nathaniel Wu poderia sim ser contratado.
    Mas,porém ele deveria rigorosamente seguir com o tratamento e sempre fazer uma analise no decorrer dos meses...
    Assim a empresa iria ver se o funcionário esta ou não melhorando de sua doença,caso contrario a empresa teria que despensa-lo pelo motivo de não poder seguir acompanhar com o desenvolvimento da empresa!


    Nome:Geicimara Sabrina Rocha, Nº:16 Série: 2ºA

    ResponderExcluir
  29. Nathaniel deveria ser contratado sim porque ele ainda não apresentou os sintomas da doença então ele tem mais uns 5 anos pela frente para buscar um tratamento .E outra seria uma grande descriminação da parte da empresa não o contratá-lo só porque ele tem essa doença sendo que ele e um grande profissional e tinha uma excelente reputação como pesquisador .


    Gabriel Ap Antunes da Costa 2°C n°11

    ResponderExcluir
  30. Raul Valentino...22/09/2011, 09:39

    Na minha opinião Nathaniel não deveria ser contratado já que não muito bom mas ele tinha um emprego q segurasse a barra até os problemas começarem a aparecer, contratar Nathaniel no começo poderia ser uma boa escolha que mais pra frente geraria problemas muito maiores, se olharmos apenas pelo lado de Nathaniel seria sim boa a contratação, mas e a empresa e os muitos outros que serião prejudicados, então acho q ele não deveria ser contratado, e aproveitar que por enquanto os sintomas não apareceram ainda, e ele começar a tentar se tratar e buscar, ou fazer uma pesquisa independente pra ele mesmo, buscando a cura de sua doença.

    Raul Valentino Roso de O. Nº30 2ºA

    ResponderExcluir
  31. Evelyn I.

    Eu sou a favor da indicação, pois ninguem deve ser descriminado por uma doença, ele pode se esforça e conseguir fazer seu tratamento, como ele se dis capacitado para este emprego ele pode ser bem sucedido e ter condições de pagar um tratamento,ele só precisa de uma oportunidade para isso. Sem contar qe ele ainda pode demorar para apresentar algum sintoma.

    Evelyn Isaquiel n°11 2° E

    ResponderExcluir
  32. Nathaniel deveria sim ser indicado para a contrataçâo,pois ele é uma pessoa extremamente qualificada e empenhada em ajudar a equipe de pesquisa com seus conhecimentos.E iria demorar muito tempo para aparecerem os primeiros simtomas de sua doença e neste periodo ele seria de grande proveito para a IPC,no qual sua experiência e sua dedicaçao resutassem na descoberta de novos medicamentos e tratamentos inclusive a cura de sua doença

    Allan L Rodrigues nº4 2ºB

    ResponderExcluir
  33. Nathaniel deveria sim ser contratado pela IPC,porque ele prometia ser um otimo candidato pois,era uma pessoa certa para trabalhar no IPC,por ser um cientista ja qualificado, então ja havia nele sabedoria e muito mais conhecimento nas descobertas de novos remedios e curas para doenças. Iria concerteza ajudar milhares de pessoas. E poderia ajudar o filho de sua esposa com DH. Não só o filho dele como ele mesmo.

    Karoline Thayna Ramos n°:39 2°E

    ResponderExcluir
  34. Natália Silva dos Santos.22/09/2011, 12:50

    Eu sou à favor da contratação , pois seria muito útil para o IPC , podendo até pesquisar uma possível cura para esta doença , já que seu filho tem 50% de chance de contraí-la. Sendo Nathaniel Wu um grande pesquisador , poderia também ajudar em outras grandes pesquisas no IPC.

    Natália S. Santos , nº28 2ºC

    ResponderExcluir
  35. Na minha opinião Nathaniel Wu deveria sim ser contratado,pois neste tempo que a doença não se manifesta, ele poderá ajudar a empresa, e também procurar um tratamento para o DH, ajudando assim outras pessoas, e seu próprio filho que poderá ter a doença.É uma decisão difícil, mais acredito que como ele tem muito potencial, a IPC não deveria descriminá-lo, e sim ajudá-lo.

    Thalita Hellen nº37 2ºA

    ResponderExcluir
  36. Nicole Caroline

    Eu recomendaria sim,Nathaniel Wu para IPC,com certeza ele ia descobrir a cura da doença DH.Mesmo porque tinha 60% de chance da doença se manifestar aos 40 anos e na época ele tinha 30 anos, ele poderia até descobrir a cura para seu filho que tem 50% de chance de ter DH, já que é uma doença genética com herança autossômica dominante.

    Nicole Caroline silva, n°40 2°E

    ResponderExcluir
  37. Eu acho se o Nathaniel entra se na grupo ele poderia achar a jura pra sua doença, que e rara e poderia almentar a chance de vida de cada pessoa que tembem tem a doença.Em conto ao grupo ele ia dar muito locro pela sua capacidade,e como ele e portador da doença ele nao derevia ser descreminado por isso.
    Caroline Francine
    2ºC

    ResponderExcluir
  38. Sou a favor da contratação sim, pois ele precisa de dinheiro, e com esse laboratório e outros pesquisadores podem ajuda-lo também. Do mesmo jeito que ele com sua capacidade pode lucrar muito para a IPC. Nathaniel, tem 30 anos ainda, se a doença aparecer daqui 10 anos, ainda assim é muito tempo, ele pode não só se ajudar como ajudar a curar seu filho que provavelmente é portador da doença também. Quando os sintomas começarem a aparecer ele pode se aposentar.
    Tatyaane Maria Nº 38 2ºC

    ResponderExcluir
  39. Nathaniel Wu, poderia sim ser contratado pela empresa. Ele ajudaria muito por já ter conhecimento e ter tanto potencial para contribuir com a equipe de pesquisa. Ele poderia sim, ter uma chance pelo fato dele ter atingido aos 30 anos sem nenhum sintomas do DH. Quando os sintomas começarem a aparecer ele pode se afastar.

    Anelise M. Nogueira n° 10 2°B

    ResponderExcluir
  40. Na minha opinião Nathaniel Wu deveria sim ser contratado,pois ele poderá ajudar a empresa, e também procurar um tratamento para o DH, ajudando assim outras pessoas, e seu próprio filho que poderá ter a doença.
    Assim a empresa iria ver se o funcionário esta ou não melhorando de sua doença,caso contrario a empresa teria que despensa-lo pelo motivo de não poder seguir acompanhar com o desenvolvimento da empresa!

    Lhaiana Carla da Silva n°23 2°A

    ResponderExcluir
  41. Na minha opinião Nathaniel deveria ser contratado pois a sua doença DH não tem tempo certo para se manisfestar,e o que deve ser levado em conta é sua capacidade profissional e seu método de trabalho.E sua profissão é descobrir novos tratamentos,e sua meta poderia ser descobrir um Tratamento para DH , até ele sendo o próprio cobaia da experiencia ,e ele também ajudando varias pessoas e seu próprio filho pois a doença é transmitida através da Genética.E assim com a descoberta de um tratamento,ele ajuda no crescimento da empresa(financeiramente) e a si próprio com uma melhor condição de vida e sem a doença se manifestar ou haver mais demora na manifestação.




    Elisândra Ap. de Paula n°10 2ºE

    ResponderExcluir
  42. eu recomendaria a empresa a contratar Nathaniel Wu porque ja que ele era a pessoa q empresa procurava, ele poderia a ajudar a descobrir outros tipos de doença, ja seu caso de DH nao tem o tempo certo de se manifistar e ele tem 30 anos o que mais importa é o seu profissionalismo.


    Anderson Santana Nº08, 2ºB

    ResponderExcluir
  43. Muito boa a discussão pessoal! São coisas que muitas vezes nós não pensamos, mas que podem ocorrer em nossa vida, por isso vale pena pensar um pouco nessas situações....

    ResponderExcluir