LISTA DE EXERCÍCIOS –
ECOLOGIA DE POPULAÇÕES - 1º ano Ensino Médio
1. (UNIFOR-CE) Em uma população de 350, indivíduos,
nascem 70, morrem 60, imigram 50 e emigram 30 indivíduos. Quantos indivíduos
foram acrescentados a essa população? Calcule a densidade populacional,
sabendo-se que a região considerada tem 10 m2?
2. (VUNESP) Considerando-se a interação entre presa e predador, descreva o que poderá acontecer se o predador
através de evolução, tornar-se muito eficiente na captura da presa.
3. (FGV) A tabela abaixo
indica o que aconteceu com uma população cinco anos seguidos:
4. (FGV) Quando a
capacidade limite do ambiente para uma população diminui, predominam os
seguintes determinantes populacionais:
a) mortalidade e
imigração. b) mortalidade e
emigração.
c) natalidade e
imigração. d) natalidade e
emigração.
e) natalidade e
mortalidade
5. (UEM) Ao iniciar uma
pesquisa sobre o efeito do clima nas populações de ratos (presas) e de corujas
(predadores), em uma área de 2 km2 , no Nordeste brasileiro, um biólogo
verificou que a população inicial de ratos era de 200 animais e a de corujas de
10 animais. Ao final do primeiro ano de estudo, obteve os dados apresentados na
tabela abaixo, em que as taxas são anuais e n representa a taxa de natalidade,
m a taxa de mortalidade, e a taxa de emigração e i a taxa de imigração. Analise
a tabela, considere os conhecimentos sobre crescimento populacional e
identifique o que for correto.
a) No período
mencionado, o aumento no número de animais na população de ratos foi exatamente
doze vezes o aumento na população de corujas.
b) Ambas as populações
apresentaram crescimento exponencial no período considerado.
c) A densidade
populacional, no final do período mencionado, foi de 400 ratos/km2 e 30
corujas/km2 . d) A população de ratos cresceu em ritmo mais acelerado do que a
das corujas.
e) A competição
intraespecífica entre presas e predadores foi a principal causa da alta taxa de
mortalidade na população de ratos.
6. (UNIFOR-CE) Na tabela
abaixo, assinale a alternativa cujos dados refletem uma população em declínio:
N
|
M
|
E
|
I
|
|
A
|
50
|
20
|
30
|
10
|
B
|
40
|
10
|
15
|
5
|
C
|
20
|
10
|
8
|
6
|
D
|
15
|
12
|
7
|
5
|
E
|
12
|
11
|
8
|
4
|
7. (Cescem-SP) “Em 2 há
de terra, foram plantadas 3600 mudas de eucalipto”. Qual o conceito relacionado
com esta afirmação? Calcule.
8. (UFJF) A cada ano, a
grande marcha africana se repete. São milhares de gnus e zebras, entre outros
animais, que migram da Tanzânia e invadem a Reserva Masai Mara, no sudoeste do
Quênia, em busca de água e pastos verdes. Durante a viagem, filhotes de gnus e
zebras recém-nascidos e animais mais velhos tornam-se presas fáceis para os
felinos. Outros animais não resistem e morrem durante a migração. Analise as
afirmativas abaixo que trazem informações sobre fatores que contribuem para a
variação na densidade populacional.
I. A limitação de
recursos justifica os movimentos migratórios.
II. Os felinos
contribuem para regular o tamanho das populações de gnus e zebras.
III. Fatores climáticos
não interferem nos processos migratórios. I
V. A velocidade de
crescimento das populações de felinos depende da disponibilidade de presas.
V. O tamanho das
populações de gnus e zebras não se altera durante a migração. Assinale a opção
que apresenta somente afirmativas CORRETAS.
9. As curvas de
crescimento de populações estão representadas pela expansão populacional de
ratos e pela chegada a uma situação de equilíbrio, demonstrada pela curva em S:
De acordo com o gráfico,
a queda do número de ratos demonstrada pela curva em J e o equilíbrio
mostrado na curva em S ocorrem, respectivamente,
a. pelo rápido aumento da
população de cobras e gaviões; pela falta de alimento.
b. pela explosão
populacional dos ratos; pela diminuição do número de predadores.
c. pela ausência de
alimento; pela ação dos predadores que limitam o tamanho da população.
d. pelo lento aumento da
população de predadores; pela ação de doenças nos ratos.
e.
pela
morte da população dos ratos; pela morte da população de predadores.
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