LISTA DE EXERCÍCIOS –REINO ANIMALIA (VERTEBRADOS)
1. (UFU- MG) A figura abaixo
representa uma hipótese simplificada sobre as prováveis relações evolutivas
entre os cordados. Cada quadrado entre os ramos representa, respectivamente, o
surgimento de característica evolutiva compartilhada por todos os grupos dos
ramos acima dele.
O número no interior de
cada quadrado representa, respectivamente,
A) notocorda,
vértebras, nadadeiras pares, pernas e pulmão.
B) notocorda, crânio,
mandíbulas, pernas e âmnio.
C) crânio, vértebras,
mandíbulas, pernas e âmnio.
D) vértebras, crânio,
nadadeiras pares, pulmão e âmnio.
2. (FATEC) Considere as
seguintes características: I. O embrião desenvolve-se no interior de um ovo com
casca calcária.
II. As trocas gasosas
ocorrem no ambiente aéreo, por meio de pulmões.
III. O coração é
formado por dois átrios e dois ventrículos.
IV. O principal resíduo
da excreção nitrogenada é o ácido úrico. Um pombo e um gato compartilham
SOMENTE as características indicadas em
a) I e II. b) I e III. c) II e III. d) II e IV. e) III e IV.
3. (PUC) Qual dos
mamíferos relacionados abaixo se diferencia dos demais pelo fato de apresentar
todo o seu desenvolvimento embrionário não ligado ao organismo materno?
a) Canguru. b) Morcego. c) Ornitorrinco.
d) Golfinho. e) Peixe-boi
4. (UECE) Examinando-se
os animais enumerados nas opções abaixo, podemos afirmar corretamente que
aquele que excreta amônia é o (a):
a) Tubarão (peixe
cartilaginoso) b) Cavala ( peixe ósseo)
c) Jacaré (
réptil) d) Paturi
(ave).
5. (Unicamp) Em abril
de 2003, freqüentadores da praia da Joatinga, no Rio de Janeiro, mataram a
pauladas um tubarão mangona. As espécies animais causam medo, repulsa ou estão
associadas a superstições são inapelavelmente sentenciadas à morte. Cobras,
aranhas, morcegos, escorpiões, arraias, marimbondos, sapos, lagartos, gambás e,
claro, tubarões, morrem às dezenas, porque falta à população um nível mínimo de
conhecimento sobre tais animais, seu comportamento, seu papel na cadeia
alimentar e nos ecossistemas. (Adaptado de Liana John, Sentenciados à morte por puro
preconceito. www.estadao.com.br/ciência/ecos/mai/2003).
a) As arraias pertencem
ao mesmo grupo taxonômico dos tubarões. Que grupo é esse? Dê uma característica
que permite agrupar esses animais.
b) Sapos e lagartos
pertencem a classes distintas de vertebrados. Dê uma característica que permite
diferenciar as duas classes.
c) Aranhas e escorpiões
têm em comum o fato de capturarem as suas presas ou se defenderem utilizando
venenos. Indique que estruturas cada um deles utiliza para inocular o veneno e
em que região do corpo do animal essas estruturas se localizam.
6. (UFSCar) As
temperaturas corporais de um felino e de uma serpente foram registradas em
diferentes condições de temperatura ambiental. Os resultados estão apresentados
na tabela:
Com base nesses
resultados, pode-se considerar que a) a serpente é ectotérmica, pois sua
temperatura corporal é variável e independe da temperatura ambiente.
b) o felino é
ectotérmico, pois a variação da temperatura ambiente não interfere na sua
temperatura corporal.
c) a serpente e o
felino podem ser considerados ectotérmicos, pois na temperatura ambiente de
10°C apresentam as menores temperaturas corporais.
d) o felino é
endotérmico, pois sua temperatura corporal é pouco variável e independe da
temperatura ambiente.
e) a serpente é
endotérmica, pois a variação de sua temperatura corporal acompanha a variação
da temperatura ambiente.
7. (UEL) O esquema a
seguir representa as fases de desenvolvimento de um anfíbio anuro.
Sobre esse processo,
analise as seguintes afirmativas:
I. Na fase larval, a
respiração é cutânea e na fase adulta, é branquial.
]II. Na fase larval, a
principal excreta nitrogenada é amônia e na adulta, é uréia.
III. Os ovos possuem
casca impermeável para evitar a dessecação.
IV. Na cadeia
alimentar, o girino geralmente é considerado consumidor primário e o adulto é
consumidor secundário. Assinale a alternativa que contém apenas as afirmativas
corretas.
a) I e II. b) II e III. c) II e IV.
d) III e IV. e) I, III e IV
8. (UFSCar) Considere o
modo de reprodução de peixes, anfíbios, répteis, aves e mamíferos. Pode-se
dizer que na maioria das espécies de cada uma dessas classes de vertebrados
encontramos, respectivamente,
a) oviparidade, larvas
aquáticas, larvas terrestres, viviparidade e viviparidade.
b) oviparidade, ovos
sem casca, fecundação interna, oviparidade e útero.
c) oviparidade, larvas
aquáticas, fecundação externa, oviparidade e mamas.
d) larvas aquáticas,
fecundação externa, oviparidade, cuidado parental e oviparidade.
e) larvas aquáticas,
fecundação interna, oviparidade, cuidado parental e viviparidade.
9. Cite as adaptações
das aves ao voo.
Cadê a resposta da número 1
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