terça-feira, 25 de outubro de 2016

Lista de exercícios - Reino Plantae e Animalia (Invertebrados)

LISTA DE EXERCÍCIOS – REINO PLANTAE E REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS) 
1. (UNICAMP-SP) A Mata Atlântica é um ambiente bastante úmido. Nesse ambiente, é comum encontrar diversos tipos de plantas verdes, de pequeno porte (alguns centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores, bem como recobrindo certas áreas na superfície do solo. A reprodução destas plantas não ocorreu por meio de flores, mas no seu ciclo há gametas envolvidos.
a) Que plantas são essas?
b) Qual o fator que delimita o seu tamanho? 
c) Qual é a fase transitória do seu ciclo reprodutivo? 

2. (Vunesp) “Cerca de 100 milhões de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação… A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A reprodução literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores floríferas com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic, julho/2002).
a) Relacione a grande variedade de tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais.
b) A que grupos pertencem os vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?

3. (UFRN) Associe corretamente os elementos das duas colunas.
a. vasos condutores                       (              ) musgos
b. transporte por difusão             (              ) samambaias
c. flor e fruto                                    (              ) gimnospermas
d. sementes “nuas”                        (              ) angiospermas
                                                              
4. (Fatec) A figura abaixo representa um organismo vivo.

Assinale a alternativa que relaciona correta e respectivamente o reino, a divisão (ou filo) e o elemento reprodutivo derivado do esporófito.
a) Fungi, Bryophyta e esporo.
b) Plantae, Bryophyta e esporo.
c) Plantae, Pteridophyta e esporo.
d) Fungi, Pteridophyta e semente.
e) Protista, Fungi e semente
 
 


5. (UFRJ) Na conquista do meio terrestre pelos vegetais, as adaptações referentes à reprodução foram fundamentais. No contexto da propagação dos gametas, indique se são as Angiospermas ou as Pteridófitas as que apresentam menor dependência da água. Justifique sua resposta.

6. (Fuvest) Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais à morte ou provocar irritações cutâneas em seres humanos?

7. (UNICAMP-SP) Os celenterados ou cnidários são animais aquáticos que apresentam formas diferentes de acordo com o modo de vida. Estas formas estão esquematizadas em corte longitudinal mediano.

a) Como são denominadas as formas I e II?
b) Dê exemplos de um animal que apresente a forma de corpo I e de um animal que apresente a forma II. 

 









8. Explique as duas formas de reprodução dos poríferos.

9. (UFES) Para não se contrair doenças como cisticercose e teníase, deve-se evitar, respectivamente:
a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;
b) comer carne bovina ou suína mal passada e nadar em lagoas desconhecidas;
c) comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína mal passada;
d) nadas em lagoas desconhecidas e andar descalço;
e) andar descalço e comer verduras mal lavadas.

10. (UNIFESP) Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de casos de ascaridíase (lombriga, Ascaris lumbricoides), foram encontrados folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as medidas, constavam as seguintes:
I. Lave muito bem frutas e verduras antes de serem ingeridas.
II. Ande sempre calçado.
III. Verifique se os porcos – hospedeiros intermediários da doença – não estão contaminados com larvas do verme.
IV. Ferva e filtre a água antes de tomá-la.
O diretor do centro de saúde, ao ler essas instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem corrigidos. Responda.
a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.
b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua resposta.

11. (UNESP) Um determinado animal monóico apresenta clitelo, moela, nefrídeos, cerdas, circulação fechada e respiração cutânea. Utilizando estas informações, responda:
a) Qual é o nome deste animal e a que filo pertence?
b) Cite um exemplo de outro animal do mesmo filo, mas de diferente classe.

12 (FAAP) Num passado não muito distante, um tipo de animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria. Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual filo pertence?
a) lesma, do filo Molusca;                            b) minhoca, do filo Anelida;                        c) lesma, do filo Artropoda;
d) sanguessuga, do filo Anelida;                e) amarelão, do filo Asquielminte.

13. Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde são servidos “frutos do mar”, ela pode comer, sem problemas, pratos que contenham:
a) lula e camarão    b) polvo e caranguejo            c) mexilhão e lagosta     d) lula e polvo      e) camarão e lagosta

14. Que diferença característica nos permite considerar os moluscos mais complexos que os cnidários?
a) Os cnidários apresentam apenas reprodução assexuada, enquanto os moluscos apresentam reprodução sexuada.
b) Os cnidários possuem simetria bilateral, enquanto os moluscos, simetria radial.
c) Os cnidários possuem circulação aberta, enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.
d) Os cnidários possuem sistema nervoso difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido.
e) Os cnidários não apresentam defesa química, enquanto os moluscos a têm como principal arma de proteção.


15. (UNESP) João e Pedro estão caminhando por um parque e observam, presas ao tronco de uma árvore, "cascas", que João identifica como sendo de cigarras. Especialistas chamam essas cascas de exúvias. João conta a Pedro que a tradição popular diz que "as cigarras estouram de tanto cantar", explica que as cigarras são insetos e descreve o número de apêndices (pernas) encontrado em um inseto generalizado.
a) Do ponto de vista biológico, é correto afirmar que as exúvias (“cascas”) são restos do corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar"? Justifique sua resposta, explicando o que são essas “cascas” e por que elas são abandonadas.
b) Qual o número de pernas encontrado no tórax de um inseto adulto generalizado?

16. (UFPR) Os insetos representados abaixo apresentam três tipos de desenvolvimento pós-embrionário: ametábolo, hemimetábolo e holometábolo. Com base nas figuras a seguir, identifique e caracterize os três tipos.
                                                                                                                          
17. (FUVEST) Os animais que conversam na tira abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.

a)       A que classe pertencem os animais citados? 
b)      Quais as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos insetos? 

18. (Cescem-SP)  Um certo animal tem as seguintes características: celoma bem desenvolvido, esqueleto calcário, simetria radial na fase adulta, simetria bilateral na fase larvária. Esse animal é um:
a) artrópode.          b) equinodermo.            c) anelídeo.           d) platelminto.         e) celenterado



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