LISTA DE EXERCÍCIOS – REINO
PLANTAE E REINO ANIMALIA (INVERTEBRADOS)
1.
(UNICAMP-SP) A Mata Atlântica é um ambiente bastante úmido. Nesse ambiente, é
comum encontrar diversos tipos de plantas verdes, de pequeno porte (alguns
centímetros), crescendo sobre troncos e ramos de árvores, bem como recobrindo
certas áreas na superfície do solo. A reprodução destas plantas não ocorreu por
meio de flores, mas no seu ciclo há gametas envolvidos.
a)
Que plantas são essas?
b)
Qual o fator que delimita o seu tamanho?
c)
Qual é a fase transitória do seu ciclo reprodutivo?
2. (Vunesp) “Cerca de 100 milhões
de anos atrás o número de espécies de plantas floríferas na Terra aumentou
explosivamente e os botânicos se referem a este evento como a grande radiação…
A fagulha que provocou esta explosão foi a pétala. As pétalas multicoloridas
criaram muito mais diversidade no mundo vegetal. Em sua nova indumentária estas
plantas, antes despercebidas, se ressaltaram na paisagem… A reprodução
literalmente decolou. Os dinossauros que se alimentavam de árvores floríferas
com pequenos frutos, samambaias, coníferas e alguns tipos de musgos, foram os
maiores espalha-brasas que o mundo já viu. Involuntariamente abriram novos
terrenos para a dispersão das espécies vegetais e semearam a terra com sementes
expelidas por seu trato digestivo”. (Adaptado de National Geographic,
julho/2002).
a) Relacione a grande variedade de
tipos de flores com a promoção da diversidade genética das populações vegetais.
b) A que grupos pertencem os
vegetais destacados no texto? Dentre eles, qual ou quais produzem sementes?
3. (UFRN) Associe corretamente os
elementos das duas colunas.
a. vasos condutores ( ) musgos
b. transporte por difusão ( )
samambaias
c. flor e fruto ( ) gimnospermas
d. sementes “nuas” ( ) angiospermas
4. (Fatec) A figura abaixo
representa um organismo vivo.
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5. (UFRJ) Na conquista
do meio terrestre pelos vegetais, as adaptações referentes à reprodução foram
fundamentais. No contexto da propagação dos gametas, indique se são as
Angiospermas ou as Pteridófitas as que apresentam menor dependência da água.
Justifique sua resposta.
6. (Fuvest)
Por que as medusas podem, pelo simples contato, levar pequenos animais à morte
ou provocar irritações cutâneas em seres humanos?
7.
(UNICAMP-SP) Os celenterados ou cnidários são animais aquáticos que apresentam
formas diferentes de acordo com o modo de vida. Estas formas estão
esquematizadas em corte longitudinal mediano.
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8. Explique as duas formas de reprodução dos poríferos.
9. (UFES) Para não se contrair doenças como cisticercose e
teníase, deve-se evitar, respectivamente:
a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;
a) comer verduras mal-lavadas e comer carne bovina ou suína mal passada;
b)
comer carne bovina ou suína mal passada e nadar em lagoas desconhecidas;
c)
comer carne com cisticerco e comer carne bovina ou suína mal passada;
d)
nadas em lagoas desconhecidas e andar descalço;
e)
andar descalço e comer verduras mal lavadas.
10. (UNIFESP) Em um centro de saúde, localizado em uma região com alta incidência de
casos de ascaridíase (lombriga, Ascaris lumbricoides), foram encontrados
folhetos informativos com medidas de prevenção e combate à doença. Entre as
medidas, constavam as seguintes:
I. Lave muito bem frutas e verduras antes de serem
ingeridas.
II. Ande sempre calçado.
III. Verifique se os porcos – hospedeiros
intermediários da doença – não estão contaminados com larvas do verme.
IV. Ferva e filtre a água antes de tomá-la.
O diretor do centro de saúde, ao ler essas
instruções, determinou que todos os folhetos fossem recolhidos, para serem
corrigidos. Responda.
a) Quais medidas devem ser mantidas pelo diretor, por serem corretas e
eficientes contra a ascaridíase? Justifique sua resposta.
b) Se nessa região a incidência de amarelão também fosse alta, que medida
presente no folheto seria eficaz para combater tal doença? Justifique sua
resposta.
11.
(UNESP) Um determinado animal monóico apresenta clitelo, moela, nefrídeos,
cerdas, circulação fechada e respiração cutânea. Utilizando estas informações,
responda:
a) Qual
é o nome deste animal e a que filo pertence?
b) Cite
um exemplo de outro animal do mesmo filo, mas de diferente classe.
12 (FAAP) Num passado não muito distante, um tipo de
animal era vendido em barbearias e em boticários para fazer a sangria.
Acreditava-se que a sangria feita por esses animais podia curar uma grande
série de males que afligissem uma pessoa. Que animal era utilizado e a qual
filo pertence?
a)
lesma, do filo Molusca; b)
minhoca, do filo Anelida; c)
lesma, do filo Artropoda;
d)
sanguessuga, do filo Anelida; e)
amarelão, do filo Asquielminte.
13.
Uma pessoa tem alergia a moluscos. Em um restaurante onde são servidos “frutos
do mar”, ela pode comer, sem problemas, pratos que contenham:
a)
lula e camarão b) polvo e caranguejo c) mexilhão e lagosta d) lula e polvo e) camarão e lagosta
14.
Que
diferença característica nos permite considerar os moluscos mais complexos que
os cnidários?
a)
Os
cnidários apresentam apenas reprodução assexuada, enquanto os moluscos
apresentam reprodução sexuada.
b) Os cnidários possuem simetria bilateral,
enquanto os moluscos, simetria radial.
c) Os cnidários possuem circulação aberta,
enquanto todos os moluscos têm circulação fechada.
d) Os cnidários possuem sistema nervoso
difuso, enquanto os moluscos o possuem bastante desenvolvido.
e) Os cnidários não apresentam defesa
química, enquanto os moluscos a têm como principal arma de proteção.
15. (UNESP) João e Pedro estão caminhando por um
parque e observam, presas ao tronco de uma árvore, "cascas", que João
identifica como sendo de cigarras. Especialistas chamam essas cascas de
exúvias. João conta a Pedro que a tradição popular diz que "as cigarras
estouram de tanto cantar", explica que as cigarras são insetos e descreve
o número de apêndices (pernas) encontrado em um inseto generalizado.
a) Do ponto de
vista biológico, é correto afirmar que as exúvias (“cascas”) são restos do
corpo de cigarras que "estouraram de tanto cantar"? Justifique sua
resposta, explicando o que são essas “cascas” e por que elas são abandonadas.
b) Qual o número
de pernas encontrado no tórax de um inseto adulto generalizado?
16. (UFPR) Os insetos representados abaixo apresentam três
tipos de desenvolvimento pós-embrionário: ametábolo, hemimetábolo e
holometábolo. Com base nas figuras a seguir, identifique e caracterize os três
tipos.
17. (FUVEST) Os animais que conversam na tira
abaixo pertencem ao filo dos artrópodes. Apesar de carica¬turas, é possível
perceber três características externas que os distinguem de qualquer inseto.
a)
A
que classe pertencem os animais citados?
b)
Quais
as três características de sua morfologia externa que os distinguem dos
insetos?
18. (Cescem-SP) Um certo animal tem as seguintes
características: celoma bem desenvolvido, esqueleto calcário, simetria radial
na fase adulta, simetria bilateral na fase larvária. Esse animal é um:
a) artrópode. b)
equinodermo. c) anelídeo.
d) platelminto. e)
celenterado
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