segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Células-tronco

As células-tronco são células indiferenciadas que podem dar origem a variados tipos celulares. Muitas vezes, entretanto, atribui-se essa denominação a qualquer célula com alguma capacidade de originar formas distintas.
As células-tronco ainda podem ser divididas em embrionárias e adultas. As primeiras são toti ou pluripotentes (Totipotentes - podem produzir todas as células embrionárias e extra embrionárias; 2. Pluripotentes - podem produzir todos os tipos celulares do embrião), porém sua extração geralmente significa a destruição do embrião, uma vez que a perda de células, mesmo que pequena, é fatal nessa fase inicial do desenvolvimento. Já as células adultas freqüentemente são pluri ou multipotentes e sua extração implica prejuízo muito menor para o organismo. Estas últimas podem ser obtidas de uma série de tecidos e órgãos, como o cordão umbilical, o tecido adiposo e a medula óssea.
O potencial desses estudos é importantíssimo na área médica. Muitas doenças degeneram tecidos e podem levar à morte, quadro capaz de ser revertido com o emprego de células-tronco. Hoje há procedimentos com resultados animadores na área, entre os quais a cura de algumas doenças em animais. No caso humano, o transplante de medula óssea já é um processo conhecido e largamente aplicado. Há grande esperança na possibilidade de regeneração de tecido nervoso lesionado de paraplégicos, devolvendo a eles a capacidade de andar. Atualmente, órgãos e tecidos doados são freqüentemente usados para repor aqueles que estão doentes ou destruídos. Infelizmente, o número de pessoas que necessitam de um transplante excede muito o número de órgãos disponíveis para transplante. E as células pluripotentes oferecem a possibilidade de uma fonte de reposição de células e tecidos para tratar um grande número de doenças: Câncer - para reconstrução dos tecidos; Doenças do coração - para reposição do tecido isquêmico com células cardíacas saudáveis e para o crescimento de novos vasos; Osteoporose - por repopular o osso com células novas e fortes; Doença de Parkinson - para reposição das células cerebrais produtoras de dopamina; Diabetes - para infundir o pâncreas com novas células produtoras de insulina; Cegueira - para repor as células da retina; Danos na medula espinhal - para reposição das células neurais da medula espinal; Doenças renais - para repor as células, tecidos ou mesmo o rim inteiro; Doenças hepáticas - para repor as células hepáticas ou o fígado todo; Esclerose lateral amiotrófica - para a geração de novo tecido neural ao longo da medula espinal e corpo; Doença de Alzheimer - células-tronco poderiam tornar-se parte da cura pela reposição e cura das células cerebrais; Distrofia muscular - para reposição de tecido muscular e possivelmente, carreando genes que promovam a cura; Osteoartrite - para ajudar o organismo a desenvolver nova cartilagem; Doença auto-imune - para repopular as células do sangue e do sistema imune; Doença pulmonar - para o crescimento de um novo tecido pulmonar.
As células-tronco podem ser encontradas em embriões recém-fecundados , criados por fertilização in vitro - aqueles que não serão utilizados no tratamento da infertilidade (chamados embriões disponíveis) ou criados especificamente para pesquisa; embriões recém-fecundados criados por inserção do núcleo celular de uma célula adulta em um óvulo que teve seu núcleo removido - reposição de núcleo celular (denominado clonagem); células germinativas ou órgãos de fetos abortados; células sanguíneas de cordão umbilical no momento do nascimento; alguns tecidos adultos (tais como a medula óssea) e células maduras de tecido adulto reprogramadas para ter comportamento de células-tronco.
Células-tronco embrionárias (pluripotente) são células primitivas (indiferenciadas) de embrião que têm potencial para se tornarem uma variedade de tipos celulares especializados de qualquer órgão ou tecido do organismo. Já a célula-tronco adulta (multipotente) é uma célula indiferenciada encontrada em um tecido diferenciado, que pode renovar-se e (com certa limitação) diferenciar-se para produzir o tipo de célula especializada do tecido do qual se origina. As células adultas apresentam uma série de vantagens: além de não causar a morte do doador, muitas vezes elas são usadas no próprio doador, de forma que o risco de rejeição é mínimo. Por outro lado, as células adultas não substituem perfeitamente as células embrionárias em todas as suas propriedades.
Os tratamentos são muito caros. Para se ter uma idéia dos valores seguidos nos Estados Unidos, coleta e processamento das células do cordão umbilical custam U$ 1.325 e a estocagem anual das células em nitrogênio líquido U$ 95 por ano. Terapia celular para doadores autólogos, isto é, que usam sua própria medula óssea como fonte de células-tronco, aproximadamente U$ 80 mil e, se for transplante celular alogênico, isto é, de células provenientes de um doador compatível que não ele próprio, de U$ 90 mil a US$ 150 mil. A procura por um doador compatível varia de U$ 7 mil a U$ 9 mil.


APÓS A LEITURA, RESPONDA:

1- A destruição de um embrião para fins de pesquisa fere princípios éticos, ou seja, é justo tirar uma vida para tentar salvar outra? Essa destruição pode ser considerada um aborto?
2- A legislação brasileira sobre pesquisas com células-tronco de embriões humanos, já aprovada no Congresso Nacional, permite o uso dessas células para qualquer fim. Mas a lei de Biossegurança aguarda aprovação na Câmara dos Deputados. Já a Igreja e outros grupos são contra a utilização de células-tronco embrionárias. Como você vê a posição da Igreja?
3- Nos países onde é permitida a técnica haverá a comercialização do tecido produzido em laboratório através do envio deste material para países onde a técnica é proibida?

(NÃO SE ESQUEÇA DE COLOCAR NOME, N° E SÉRIE)

19 comentários:

  1. 1- não concordo com isto que acabei de ler pois tirar a vida de uma pessoa que ainda esta sendo gerada para salvar outra é uma barbaridade.Eu não gostaria que tirassem a minha vida quando eu ainda estivesse em formação,e dai? se eu ainda fosse um embrião,eu estaria a caminho de ser um feto portanto sou uma vida.Esse é meu ponto de vista, e se fosse alguem da minha familia eu talvez nao concordaria pois quem escolhe o caminho de cada ser vivo na terra é deus,quem são os seres humanos para mudar essa decisão,deus escreve certo por linhas tortas....
    espero que tenham me entendido acho que fui claro.

    Daniel Nº08 2ºE

    ResponderExcluir
  2. 2- A Igreja Católica é contra as pesquisas com células-tronco embrionárias, pelo mesmo motivo que condena o aborto, ou seja, por considerar o embrião um ser humano. As pesquisas, na visão da igreja, significariam a manipulação da vida humana pelo homem, o que fere a ética católica.

    Daniel Nº08 2ºE

    ResponderExcluir
  3. 3- Os Paises que são ilegais na Europa são: Portugal, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França.

    Daniel Nº 08 2ºE

    ResponderExcluir
  4. Luana Cardoso da Silva 2 série E número:24
    1-Eu não acho certo pois voçe ta tirando a vida de uma pessoa para salvar a outra, apesar de ser um embrião pra mim é uma vida q ta alí se formndo pra viver e não é justo uma pessoa ir lá e acaba com isso, acho que deve ter outra maneira de salvar uma vida e considero pra mim um aborto sim pois mesmo sendo um embião ele ainda irá se formar.

    ResponderExcluir
  5. Luana Cardoso da Silva 2 série E número:24
    2-Eu acho a posição da igreja católica é mais que certa, pois aparti do momento que voçe faz um aborto veçe ta tirando uma vida, mesmo sendo um embrião é uma vida do mesmo jeito, voçe ta matando essa vida que se torna um grande pecado. Por isso que a igreja católica não aprova.

    ResponderExcluir
  6. Luana Cardoso da Silva 2 série E número:24
    3-Nos países onde essa prática é ílegal por exemplo:Portugal, Alemanha, Espanha, e entre outros.

    ResponderExcluir
  7. Suélen Rebeca Paulo n°35
    Não concordo pois todos temos o direito de escolha...e um embrião não tera como responder isso é serto tirar uma vida para dar vida a outoacho eu que não mesmo se tratando de pessoas que Amamos, pois todos teremos um mesmo fim e isso não somos nós que decidimos mas sim DEUS então mesmo que possamos fazer algo não deveriamos intervir no nascimento ou na morte de alguem!!!
    e isso p mim é sim aborto.

    2 -Como eu disse na resposta anterior a igreja defende a tese de que Deus deside se vc more ou vive, sem que haja intervenção de medicina é claro que se vc estiver vivo tem que se cuidar mas não tirando uma vida para mepor a sua!!!

    3- sim ... Paises que são ilegais na Europa são: Portugal, Alemanha, Dinamarca, Espanha, Finlândia, França.

    ResponderExcluir
  8. Adailton Rocha Luiz 2 série E número:01
    1-Não concordo pois tirar uma vida para salvar outra pessoa mesmo sendo embrião,se uma pessoa estivesse precisando de uma célula e saber que um embrião que esta se formando e por causa dele estará tirando outra vida para salvar a sua vida não teria coragem porque poderia ser um filho ou neto dele que esta ganhando uma vida.

    2-A Igreja esta certa porque é Deus que da a vida e quem somos nós para tirarmos.

    3- Os países que essa pratica é ilegal são: Alemanha, Portugal,Espanha, França entre outros.

    ResponderExcluir
  9. Gente, está havendo um equívoco quanto a questão 3... a pergunta é se nesses países onde é permitida a técnica do uso de células tronco, se vcs acham que haverá o comércio ilegal dos tecidos produzidos em laboratório. Não estou peguntando em quais países é permitida a técnica, e sim se isso não estimulará o comércio ilegal (tráfico) de tecidos, ok? Se quiserem refazer a resposta da questão, até sexcta feira td bem...

    ResponderExcluir
  10. Nao concordo, porquanto esta tirando uma vida, para dar para outra.. Diria siim que isso esta significando um aborto é como se estivece tirando algo de você. Uma vida..

    KAROLINE THAYNA RAMOS FONTES. N° 39 SERIE: 2°E

    ResponderExcluir
  11. 2- A igreja esta certa,porque Deus condena quem tira a vida, e a igreja tambem!

    KAROLINE THAYNA RAMOS FONTES N°39 SERIE:2°E

    ResponderExcluir
  12. Evelyn isaquiel Mizael n°11 2°E

    1-Eu não axo certo tirar a vida de alguém que nem teve a chance de responder se queria vir ou não ao mundo, para salvar outra que teve oportunidade de conhecer a vida, para mim isso realmente é aborto. Acho que o único qe tem poder de intervir sobre uma vida é Deus e na o homem.
    2- Concordo, pois o único que pode intevir sobre a vida de cada um é Deus
    3-Eu acho que sim, apesar de não concorda pois esta tirando a vida de outro, acho qe tem muitas pessoas inconcientes a procura da cura e que compraria esse material.

    ResponderExcluir
  13. ELISANDRA n°10 SERIE: 2°E


    1- Eu não concordo em tirar a vida de uma criança para salvar a vida de outra pessoa.Isso é sim considerado um aborto pois estaria acabando com a vida de uma criança que nem ao menos sabe se defender sozinha para poder impedir que ela venha ao mundo.Nesse casos o correto seria investir em outro tipo de pesquisas,sem ferir e nem levar a morte de alguém e salvar a outra vida de maneira mais correta .
    2-A posição da igreja está correta por que ela também é contra ao aborto,e para que o uso células-tronco embrionárias seja usada teria que haver o aborto,e o aborto é crime tanto para igreja quanto para a população.
    3-Haveria sim o trafico pois muitas pessoas procuram por todos os métodos diferentes de cura, e com certeza muitas pessoas iria procurar esse método de cura e acabaria apoiando o trafico aonde onde iria ser ilegal essa técnica.

    ResponderExcluir
  14. William Ferreira Lima nº38 Série: 2ºE


    1-Não acho certo tirar a vida de uma pessoa pra salvar a outra, pois isso é considerado um aborto, por que uma vez que tira a vida de uma criança, que não sabe o por que ta acontecendo isso, sem ter ao menos como se defender, e por não tem como impedir nada disso. É preciso investir mais nas pesquisas para que tenha outrad formas de fazer isso sem tirar a vida de outra pessoa.

    2-A posição da igreja esta certa, porque ela é contra o aborto, mais para o uso das células-tronco embrionárias seja ultilizada tem que haver o aborto, e isso no pais e crime.

    3-Vai ter muitos traficos, porque é um metodo diferente de cura, e muitas pessoas com certeza iram procurar esse método para se curar, e isso acabaria aumentando cada vez mais o trafico.

    ResponderExcluir
  15. 1- Não concordo em tirar uma vida para salvar outra, por isso é considerado aborto, porque uma vez que tiraa vida de uma criança que não sabe o que ta acontecendo, sem ter como se defender e não ter como empedir isso, é preciso investir mais nas pesquisas para que tenha outras formas de fazer isso, sem prejudicar ninguem.

    2- A igreja está certa, porque é contra o aborto, mais para o uso das células-tronco embrionárias seja usadas tem que acontece o aborto, e isso é errado

    3- O trafico vai existi, porque é uma forma de cura, e muitas pessoas vão procurar esse método, e acabaria aumentando cada vez mais..

    Lucas Picinin nº26 Série 2ºE

    ResponderExcluir
  16. rayany silva camargo 2°e n°32
    1- eu nao acho certo tirar a vida de um embrião pra tentar salvar a vida de uma pessoa afinal ele tambem é uma pessoa só que é uma pessoa que está se formando ainda. Entao seria um aborto sim
    2- a igreja está certa por que eu acho que a utilização das células-troncos seja um aborto e a igreja é contra .
    3- com certeza iria ter comércio ilegal por que em alguns paises é proibido essa utilização e em outros nao então aonde pode utiliza vai querer sair vendendo pra ganhar um bom dinheiro em cima disso

    ResponderExcluir
  17. Layane Cristina de Oliveira Nº23 2ºE

    1-Eu não concordo,não acho correto tirar a vida de um ser humano.Isto seria sim um ato de aborto pois ele estaria tirando a vida de um para colocar em outro,em minha opinião eles deveriam pesquisar outras formas de fazerem isto sem afetar ou seja sem tirar a vida de uma pessoa.

    2-A igreja está correta pois ela também é contra o aborto,e para que o uso células-tronco embrionárias seja usada teria que haver o aborto,e o aborto é crime tanto para igreja quanto para a população isto não é correto de forma alguma para nenhum ser Humano.

    3- Sim Haveria o trafico pois muitas pessoas procuram por outras métodos, e com certeza muitas pessoas iria procurar esse método de cura e acabaria apoiando o trafico e não seria certo o Trafico.

    ResponderExcluir
  18. 1- não é justo salvar uma vida e tirar outra, pois todos tem o mesmo direito de viver a vida por inteiro e praticando essa destruição de um embrião estará retirando uma vida que pode ter muitos pela frente, considerando assim é certamente um aborto o que no brasil é proibido.

    2- as religiões que mantém essa ideia de Deus decidir quem morre, nasce e vive está muito certa pois não somos ninguem pra decidir isso por uma vida recem formada.

    3- sim, haveria muito tráfico pois muitas pessoas iriam querer comprar isso por fora ja que naqueles países o comércio iria ser proibido iriam querer comprar ilegalmente de outros paises assim contribuindo para o trafico também

    Nome: Gustavo Rodrigues da Silva
    Nº 15
    Série: 2º ano E

    ResponderExcluir
  19. Bom dia gente!
    Só quero fazer um esclarecimento, não sei se ficou claro pela explicação dada em classe e pela leitura do texto: os embriões eliminados após o uso das células-tronco são um aglomerado de células vivas, cerca de 10 apenas...ainda não chegaram a formar o feto que estamos acostumados a imaginar, quando se fala em embriões.
    Só para constar, ok? Vamos continuar a discussão que está bem bacana!

    ResponderExcluir