sábado, 19 de novembro de 2011

O exame de DNA pode ser feito sem o consentimento do doador?

No Brasil. Tivemos uma questão polêmica há alguns anos. Todos devem se lembrar da história de Pedrinho, um menino que havia sido seqüestrado na maternidade. O exame de DNA revelou que ele não era filho biológico  de Vilma,a  mulher suspeita do seqüestro e que havia criado o menino como seu filho biológico. Pedrinho, ainda adolescente, quando soube da verdade, preferiu morar com seus verdadeiros pais. Mas, na mesma época, suspeitou-se que Roberta, sua suposta irmã, que já tinha 23 anos, também pudesse ter sido seqüestrada por Vilma. Mas, ao ser confrontada coma  suspeita, ela declarou enfaticamente que não queria saber. Considerava como mãe aquela que a havia criado. Porém, ao prestar depoimento na polícia, Roberta, inadvertidamente, descartou restos de cigarro. Foi o suficiente. A partir da análise daquele material foi possível fazer um exame de DNA e confirmar que ela também não era filha biológica de Vilma. Por um lado, tratava-se de um novo crime, e a mãe de Roberta, que havia perdido sua filha na maternidade e era a maior prejudicada, tinha o direito de ver a história esclarecida. Mas, por outro lado, a vontade de Roberta havia sido violada. E o direito de não saber?

(Trecho extraído do livro “Genética - Escolhas Que Nossos Avós Não Faziam”. Mayana Zatz, editora Globo, 2011)

 

  • FORAM ENTREVISTADAS 50 PESSOAS DIFERENTES, COM IDADE SUPERIOR A 16 ANOS, SOBRE COMO PROCEDER NA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA: O DNA PODE SER USADO SEM O CONSENTIMENTO DO DOADOR?
Trabalho de bilogia realizado pelos alunos Gabriel, Joyce, Karine, Katryn, Marcos e Gustavo do 2°C (turma 2011) da E.E. Profa Beathris Caixeiro Del Cistia.

21 comentários:

  1. sim porque no caso acima foi descoberto um novo crime , se não tivesse feito o teste de dna não saberiamos se ela era filha bilogica da vilma .
    Nome:Leticia
    Série:°C
    n°23

    ResponderExcluir
  2. NATÁLIA SILVA DOS SANTOS, N°28 2°C

    acho que a vontade da Roberta devia ser respeitada, mas pelo outro lado eles descobriram que a Vilma cometeu mais um crime. então ter violado a vontade da Roberta não foi tão ruin assim .

    ResponderExcluir
  3. Sou contra o DNA ser usado sem o consentimento do indivíduo, pois, não deixaria de ser um tipo de invasão à sua privacidade, mesmo sendo "beneficiador" em alguns casos, acho que o DNA só devia ser realizado com o consentimento do sujeito em questão.

    José Augusto nº 18 2ºC E.E. Profª Beathris Caixeiro Del Cistia

    ResponderExcluir
  4. Asho qe é violação de privacidade usar meo DNA sem meu consentimento . Deveriam me cnsultar sobre tal fato .
    JÉSSICA APARECIDA BENTO n°16 , 2°C

    ResponderExcluir
  5. Sim, pois eu acho qu na minha opinião deve ser feito sem o consedimento da pessoa pois se ela se recusa a fazer o exame porque pode tar escondendo algo e por isso é bom que que eles fazem se caso a pesdsoa estiver com duvidas e querer saber quem é sua mãe ou seu pai, irmão verdadeiro.

    Talita Teixeira Jaques 2c

    ResponderExcluir
  6. sim , porque ela avia perdido sua filha na maternidade, o pro outro lado a vontade roberta teria cdo violada.

    nome: aline 2c

    ResponderExcluir
  7. nesse caso, não sou a favor que tenham desrespeitado a vontade de Roberta e feito o exame de DNA sem sua autorização. Mas por outro lado, um novo crime foi descoberto e Roberta deveria se conformar com a verdade.

    -Rafaela Alves. 2°C

    ResponderExcluir
  8. acho errado , pois o individuo já não queria saber o resultado , e fizeram escondido ela pode sofrer dependendo qual for o resultado ,por isso que ela já não fez o exame .

    ResponderExcluir
  9. acho errado , pois o individuo já não queria saber o resultado , e fizeram escondido ela pode sofrer dependendo qual for o resultado ,por isso que ela já não fez o exame .

    monica 2°C

    ResponderExcluir
  10. Sou contra, acho que a vontade da Roberta devia ter sido respeitada, pois ela não queria saber se Vilma a sequestrou, mais por terem violado sua vontade, foi bom pois descobriu outro crime de Vilma, que para a mãe biologica de Roberta ter encontrado os filhos e Vilma ter sido julgada foi otimo.

    TATYANE MARIA Nº38 2ºC

    ResponderExcluir
  11. sim,para poder ser identifido através do DNA, e saber quem é o pai ou a mãe, e por que também esse caso a cima, foi um caso de crime.
    Nome:jenifer.O da Silva, nº15, 2ºC

    ResponderExcluir
  12. sim pois se a asuspeita de de que seu filho nao e filho de seu marido e sim de outro homem memos que o filho nao quera e direito do dois sabe sua verdadeira gemetica
    fagna dos santos n09

    ResponderExcluir
  13. sim pois os filhos dele foi roubado e ela tem sim direito de saber o que realmente aconteceu pois esta historia deveria estar perseguindo roberta ate os dias de hoje

    Felipe Camargo Turibio Nº10 2ºC

    ResponderExcluir
  14. Acho que deveriam sim, ter respeitado sua decisão em não querer saber quem são seus pais biológicos e de não querer fazer o teste, mas neste caso, haviam outros crimes envolvidos na história, então eu sou a favor, pois ajudaria no desenrolar desses sequestros, pois até então, ela também poderia estar envolvida. E para tirar a dúvida de ela estar ou não envolvida, e de ela ser ou não filha de Vilma, teria de fazer o teste.

    Mayara de Medeiros Rodrigues da Fonseca n° 25 2°C

    ResponderExcluir
  15. Na minha opiniao usar o meu DNA sem meu consentimento é uma violação ... '
    ")

    Pauo Viniciius N.30 2c

    ResponderExcluir
  16. E Jean botelho Dos Santos aluno aluno do 2c achei muito importante essa pesquisa pois ela vem a passar uma informaçaõ que muitas pessoas desconhece mais por outro lado em muitos lugares ela e usada ate mesmo para solucionar os caso que pra poilicia e atemesmo impossivel o ate mesmo pra salvar vidas por Ex: pessoas que acabam sofrendo acidentes e vem a perder sangue para que m nao mais para cada pessoa tem um sangue espessifico se coloca qualquer sangue pode ate chegar a onto fim.

    ResponderExcluir
  17. Pessoal, a discussão está interessante.. vemos que aparecem os 2 pontos de vista pra essa questão tão polêmica.. é sempre bom discutirmos esses aspectos, pois nunca se sabe pelo que passaremos ao longo da vida né?

    ResponderExcluir
  18. Não é certo fazer o DNA escondido, pois Roberta não queria saber a verdade. Mais por outro lado acho certo, pois com esse DNA iriam descobrir se Vilma cometeu mais um crime.

    Natali Vicente nº27 2ºC

    ResponderExcluir
  19. Dependendo do caso acho que o DNA deveria sim ser usado sem o consentimento do doador, se for um caso de urgencia ou muito importante, mas nesse caso ja se passaram muitos anos, não é necessário mexer em coisas que ficou no passado, além disso apesar da mãe ter os roubado ela os criou como se fossem seus filhos.

    ResponderExcluir
  20. Comentário acima de Tamires nº37 2ºC

    ResponderExcluir