sábado, 19 de novembro de 2011

Vale a pena ser testado geneticamente?

              Certa vez, João, um rapaz que havia acabado de completar 18 anos, procurou o centro de pesquisa em genética  porque desejava ser testado para a doença de Huntington, doenças neurológica bastante grave e incurável, que geralmente acomete o indivíduo com 40 anos ou mais, e provoca deterioração intelectual e distúrbios psiquiátricos. Como a doença tem em geral um início tardio, quando o diagnóstico é estabelecido o paciente geralmente já procriou. O pai de João já estava bastante comprometido e ele sabia que tinha 50% de chance de também ser afetado. Sabia ainda que não havia cura para a doença.
                É fácil imaginar o impacto que um resultado positivo para o teste da doença teria sobre o rapaz, que enfrentaria o diagnóstico de uma vida mais curta, cuja parte final seria de grande sofrimento. Porém, poderia evitar ter filhos, para não correr o risco de transmitir o gene aos seus descendentes.

 

(Trecho extraído do livro “Genética - Escolhas Que Nossos Avós Não Faziam”. Mayana Zatz, editora Globo, 2011)



  • FORAM ENTREVISTADAS 50 PESSOAS DIFERENTES, COM IDADE SUPERIOR A 16 ANOS, SOBRE COMO PROCEDER NA SITUAÇÃO DESCRITA ACIMA: E SE FOSSE VOCÊ NO LUGAR DE JOÃO, GOSTARIA DE SER TESTADO? POR QUÊ?
Trabalho de biologia realizado pelas alunas Mayara, Monica, Natali, Tamires e Priscila do 2°C (turma 2011) da E.E. Profa Beathris Caixeiro Del Cistia.

15 comentários:

  1. NATÁLIA SILVA DOS SANTOS, N°28 2°C

    Sim, vale apena ser testado pois você ia ser ciente do seu futuro. Sendo assim opitando por ter ou não filhos;

    ResponderExcluir
  2. sim, gostaria muito de ser testado p/ evitar ter filhos doentes com a duença.

    aline 2c

    ResponderExcluir
  3. eu faria sim o teste, porque mesmo a chance de ter a doeça fosse grande, ainda sim haveria a possibilidade de não ter. Mas se tivesse, claro que seria dificil conviver com isso, mas evitaria transmitir a doeça para meus futuros descendentes, fazendo com eles não passem pela mesma situação. Afinal, não se trataria só de mim.

    -Rafaela Alves. 2°C

    ResponderExcluir
  4. sim vale a pena , porque voçê vai saber a verdade mais se o resultado for positivo o impacto seria muito grande , mais poderiamos evitar procriar para que o nosso filho não tivesse o risco de contrair a doença de Huntington
    Nome:Leticia De Oliveira , Série °c , n°23

    ResponderExcluir
  5. Sim, gostaria de ser testado pois me pouparia do choque de descobrir ter uma doença quando esta já estivesse em um estágio avançado, ou ter a chance de que meus filhos nasçam com a doença, porém vai da opinião de cada um se é uma coisa boa saber se tem uma doença grave

    José Augusto Nº18 2ºC E.E. Profa Beathris Caixeiro Del Cistia.

    ResponderExcluir
  6. Sim, para não ter filhos e passar o meu gene para eles.. pois eles provavelmente teriam a doença. E queria ser testada sim pra viver mais intensamente sem me preocupar com o amanhã ja que poderia morrer a "qualqer momento".

    TATYANE MARIA Nº38 2ºC

    ResponderExcluir
  7. sim,pois eu teria a chance de evitar de ter filhos com a doença.
    Nome:Jenifer.O da Silva
    nº15
    2ºC

    ResponderExcluir
  8. nao pois seria muito dificio sabe que tem pouco tempo de vida e muito mais triste sabe que nao poderia ter filhos

    fagna dos santos n 09

    ResponderExcluir
  9. Sim , pois eu teria a noção de qanto tempo de vida meu filho teria por ele tambem ter a doença , assim iria causar mais sofrimento a familia .
    Jéssica Ap. n°16 , Talita Teixeira n°36 2°C

    ResponderExcluir
  10. Gabriel Antunes Costa nº11 2ºC

    Vale a pena sim fazer o exame assim ele saberia se ele tinha a tal doença ou não mais se caso ele tivesse a doença o impacto seria grande mais pois ele saberia que não ia viver muito ,mas também ele já saberia que não podia procria porque seu filho teria chances de ter a doença !!

    ResponderExcluir
  11. Laurita souza 3ºC nº21
    sim eu gostaria , para evitar que meus filhos tivessem essas doenças e também por mim mesma .

    ResponderExcluir
  12. É pessoal, questão complicada essa né? O trabalho de pesquisa realizado pelas alunas mostrou que a maioria (60%) dos entrevistados gostaria de fazer o teste genético. Noto que vocês também estão concordando que o teste deveria ser feito - todos até o momento. Mas será que um resultado positivo não poderia interferir na vida da pessoa? Como lidar com a notícia de que daqui a algum tempo poderá desenvolver uma doença incurável? Isso não pode gerar outros problemas, como crises de depressão?
    O que você acham? Vamos continuar a discussão!

    ResponderExcluir
  13. Eu particularmente não gostaria de ser testada, pq acho q eu ficaria meio neurotica pensando nisso, em qdo eu ia começar a sentir q a doença estivesse se desenvolvendo e talves por qualquer coisinha q eu sentisse eu poderia ficar achando q já era a doença genética se manifestando.. preferia deixar ao acaso, q Deus sabe o q faz.

    Jessica 2°D

    ResponderExcluir
  14. Eu concordo com a Jessica, deixo q Deus conduza a nossa vida, de repente pode acontecer de a doença nem se manifestar, se assim for a vontade Dele.. não vale apena ficar mexendo com essas coisas, eu acho.

    Jonathan 2°E

    ResponderExcluir
  15. É o Jonathan Messias dona, não o outro

    ResponderExcluir